Câmara dos Deputados aprova emendas para enfrentamento da violência contra a mulher com plano de metas decenal –

Na última quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou emendas do Senado ao projeto que condiciona o acesso a recursos federais relacionados à segurança pública e aos direitos humanos à elaboração de um plano de metas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A matéria, que teve parecer favorável da relatora Delegada Katarina (PSD-SE), será agora enviada para sanção presidencial.

De acordo com a deputada, a aprovação dessas emendas é fundamental para criar governança e metas no combate à violência contra a mulher, especialmente em um momento em que os índices desse tipo de crime têm aumentado, enquanto outros índices de criminalidade têm diminuído em diversas regiões do país.

A relatora recomendou a aprovação de oito das dez emendas apresentadas ao Projeto de Lei 501/19, mantendo a maior parte do conteúdo do substitutivo aprovado pela Câmara em 2022. Além do plano de metas, os estados e municípios terão que criar uma rede estadual de enfrentamento da violência contra a mulher e uma rede de atendimento às vítimas, compostas por diversos órgãos e organizações da sociedade civil.

Uma das emendas aprovadas prevê a comunicação entre o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e o Registro Unificado de Dados e Informações sobre Violência contra as Mulheres, para melhor acompanhamento das políticas de combate à violência doméstica.

Além disso, os planos de metas deverão conter iniciativas como a inclusão de disciplinas específicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar nos cursos regulares das instituições policiais, a implementação de ações de prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, entre outras medidas.

Essas ações visam fortalecer o enfrentamento da violência contra a mulher em todo o país, garantindo não só recursos federais a estados e municípios, mas também a implementação de políticas eficazes para a proteção e assistência às vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo