O vereador Celso Giannazi (PSOL), um dos integrantes da Comissão, apresentou o requerimento que deu origem ao debate. Segundo o parlamentar, nos últimos anos houve uma redução significativa de 20% nas matrículas da EJA. No entanto, um aumento na procura foi registrado entre 2020 e 2021, indicando um movimento de migrantes vindos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Durante a audiência, a vereadora Edir Sales (PSD), presidente da Comissão, destacou a importância de garantir o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos da capital. Para ela, a continuidade da formação no ensino médio no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) é fundamental para os alunos que concluíram o ensino fundamental nessa modalidade.
Celso Giannazi reforçou a necessidade de ampliar a oferta de vagas da EJA na cidade. Atualmente, a modalidade conta com aproximadamente 25 mil alunos matriculados, número que o vereador considera insuficiente. Ele propôs triplicar essa quantidade para garantir o exercício do direito à educação para todos que desejam voltar a estudar.
A participação ativa da sociedade civil no debate foi marcante, com diversos alunos, professores e representantes de entidades ligadas à educação se pronunciando durante a Audiência. Além disso, representantes da Prefeitura e de sindicatos também contribuíram com propostas e sugestões para fortalecer a EJA na cidade de São Paulo.
O diretor da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Alexandre Cerne, afirmou que a pasta está empenhada em melhorar a qualidade da educação para adultos, ampliar o acesso às salas de aula e flexibilizar a modalidade. Parcerias com outras secretarias municipais e programas sociais, como o Programa Reencontro, têm contribuído para matricular estudantes em situação de rua, visando garantir o direito à educação para todos.
A queda nas matrículas na EJA, segundo Marcelo, é um fenômeno nacional e a Secretaria Municipal de Educação está acompanhando de perto essa movimentação. A análise das demandas e sugestões recebidas é fundamental para traçar estratégias que melhorem a qualidade do ensino voltado para jovens e adultos na cidade de São Paulo. A audiência foi, portanto, um importante espaço de discussão e reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos, visando a construção de políticas públicas eficazes e inclusivas.