Frente fria atinge litoral de SP e traz queda brusca de temperatura; mínima pode chegar a 13°C na madrugada.

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista na noite de quarta-feira (17) promete mudar completamente o clima na região metropolitana de São Paulo a partir de quinta-feira (18). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 20°C, marcando uma queda significativa em relação aos 28,3°C registrados na capital na quarta-feira.

Com o início do dia encoberto e com garoa ocasional, a previsão é de poucas aberturas de sol ao longo do dia e céu sem chuva durante a noite, com os termômetros em declínio e os ventos diminuindo a sensação térmica. A máxima prevista para a noite será de apenas 16°C, chegando a 13°C na madrugada de sexta-feira (19).

Na sexta-feira, a temperatura máxima subirá para 22°C, com a expectativa de tempo estável na região metropolitana de São Paulo. As instabilidades se afastam e o ar frio e seco de origem polar garantirá a presença do sol e uma temperatura amena, sem calor.

A madrugada de sábado (20) continuará fria, com 14°C, mas o tempo aberto ajudará a elevar a temperatura máxima para 26°C à tarde. Há previsão de que o recorde de menor temperatura do ano seja quebrado nesses dias, reforçando a chegada do frio.

O meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, destaca a queda de temperatura como comum nesta época do ano, sem muita precisão quanto à duração e intensidade do frio. Já a meteorologista Dayse Moraes, do Inmet, explica que é a massa de ar seca e fria que acompanha a frente fria que de fato gera o declínio da temperatura, não a frente fria em si.

A expectativa é que a massa de ar se dissipe no domingo (21), com a temperatura máxima retornando aos padrões vistos ao longo da semana. A partir de segunda-feira (22), a tendência é de gradual aumento da temperatura mínima, chegando a 17°C, com máxima de 29°C. A ausência de chuva deve permanecer nos dias seguintes, mantendo o clima estável na região metropolitana de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo