Mercado eleva previsão da Selic para 2024 após mudanças na meta fiscal e cenário externo adverso. Copom mantém ritmo de cortes.

Em meio a um ambiente externo desfavorável e ajustes na meta fiscal do Brasil, o mercado financeiro aumentou suas projeções para a taxa Selic, com previsões apontando para 9,13% ao ano no encerramento de 2024. Essa elevação ocorre após 15 semanas de estabilidade nas estimativas. A mediana das respostas dos últimos cinco dias úteis registrou um aumento significativo, passando de 9,00% ao ano para 9,25%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Selic pela sexta vez consecutiva em 0,50 ponto percentual, estabelecendo a taxa em 10,75% ao ano no mês de março. Além disso, o colegiado sinalizou que o ritmo de corte de 0,50 ponto percentual ainda é considerado o mais adequado para a próxima reunião.

Durante o encontro de março, o Copom reiterou que a magnitude total do ciclo de flexibilização dependerá da evolução da inflação, dos componentes mais sensíveis à política monetária, das expectativas inflacionárias, das projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

No Relatório de Mercado Focus, a projeção para a taxa Selic no final de 2025 permanece em 8,50% há 19 semanas. Já a estimativa para o encerramento de 2025, considerando apenas as respostas dos últimos cinco dias úteis, passou de 8,75% ao ano para 8,50%. Para os anos de 2026 e 2027, as projeções seguem em 8,50% ao ano, mantendo esse patamar há várias semanas consecutivas.

Essas revisões nas expectativas refletem a atual conjuntura econômica e indicam a tendência de continuidade na condução da política monetária pelo Banco Central, com o foco na estabilização da inflação e na recuperação da economia brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo