Volume de vendas do comércio varejista atinge maior patamar da série histórica em fevereiro, apontam dados do IBGE.

O comércio varejista brasileiro apresentou um crescimento significativo no mês de fevereiro, com um aumento de 1% nas vendas em relação ao mês anterior. Este é o segundo mês seguido de alta no setor, que já tinha registrado um crescimento de 2,8% em janeiro. Com esse resultado, o varejo atingiu o maior nível da série histórica, superando o recorde anterior de outubro de 2020.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11), o varejo teve um incremento de 8,2% em comparação com fevereiro de 2023, além de apresentar crescimento de 6,1% no acumulado do ano e 2,3% nos últimos 12 meses. Seis das oito atividades do varejo tiveram crescimento em relação a janeiro, com destaque para o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que teve um crescimento de 9,9%.

Segundo Cristiano dos Santos, pesquisador do IBGE, o crescimento do varejo em fevereiro foi impulsionado principalmente por dois setores que tiveram desempenho abaixo do esperado em 2023. O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve um aumento expressivo devido à procura por repelentes, em função do aumento dos casos de dengue. Já o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico teve um crescimento considerável, especialmente nas lojas de departamentos, após ter enfrentado dificuldades no passado.

No entanto, nem todas as atividades do varejo tiveram um desempenho positivo em fevereiro, com os setores de combustíveis e lubrificantes e de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentando quedas. Apesar disso, a receita nominal do varejo também registrou crescimento, com um aumento de 1,2% em relação a janeiro.

Além do comércio varejista, o varejo ampliado, que engloba materiais de construção e a venda de veículos e peças, também teve um crescimento de 1,2% em fevereiro. Enquanto o comércio de veículos apresentou um aumento de 3,9%, os materiais de construção tiveram uma leve queda de 0,2% no período. No geral, o varejo ampliado cresceu 9,7% em relação a fevereiro do ano passado e registrou altas tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses. A receita nominal do setor também apresentou um incremento significativo, com um avanço de 1,6% em relação a janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo