Bolsas europeias operam em alta moderada com expectativa de dados de inflação nos EUA e decisões dos bancos centrais.

As bolsas europeias amanheceram em um cenário de alta moderada nesta quarta-feira, impulsionadas principalmente pelas ações do setor de tecnologia. Os investidores estão de olho nos próximos dados de inflação dos Estados Unidos, na expectativa de como isso pode impactar as decisões sobre a taxa de juros no país.

Por volta das 6h20 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 estava em território positivo, registrando um avanço de 0,61%, alcançando os 508,89 pontos. O subíndice de tecnologia se destacava, com uma alta de 1,2%, contribuindo para o desempenho positivo do mercado.

A pesquisa mensal de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que será divulgada nas próximas horas, é aguardada com grande expectativa, já que poderá influenciar as projeções sobre quando o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) poderá anunciar uma potencial redução dos juros, seja em junho ou em julho.

No decorrer do dia, após o fechamento dos mercados europeus, o Fed divulgará a ata da reunião de política monetária de março, quando os juros nos EUA foram mantidos pela quinta vez consecutiva. Por outro lado, amanhã (11) será a vez do Banco Central Europeu (BCE) anunciar sua decisão sobre juros, com a expectativa de que as taxas permaneçam inalteradas pela quinta vez consecutiva, abrindo caminho para uma possível redução em junho.

No início da manhã, as principais bolsas europeias apresentavam um cenário de ganhos: a Bolsa de Londres subia 0,58%, Paris avançava 0,53% e Frankfurt registrava uma alta de 0,70%. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa também apresentavam valorizações, com altas de 0,67%, 0,47% e 0,93%, respectivamente. O mercado financeiro segue atento aos desdobramentos internacionais que podem impactar as decisões dos investidores e as perspectivas econômicas no continente europeu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo