Comissão de Infraestrutura discute projetos sobre garimpo e segurança rodoviária em reunião nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (9), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal se reuniu para discutir 25 itens que estavam na pauta. Dentre esses itens, cinco eram considerados terminativos, ou seja, não precisariam passar pela votação do Plenário, exceto se houvesse um requerimento nesse sentido. Destes cinco, três receberam parecer favorável, sendo um deles o PL 2.973/2023, proposto pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que visa permitir o garimpo em áreas que ainda estejam sob requerimento ou autorização de pesquisa.

O relator do projeto na CI, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), destacou que a dinamização da garimpagem e a regularização de garimpos clandestinos trazem benefícios tanto para os garimpeiros, que terão mais oportunidades de trabalho, quanto para o Estado, que passa a ter mais controle sobre essa atividade.

Entre as alterações propostas pelo projeto está a possibilidade de garimpo por pessoas físicas, cooperativas de garimpeiros, firmas individuais ou empresas legalmente habilitadas, desde que haja viabilidade técnica e econômica. Além disso, a responsabilidade ambiental em casos de ausência de licenciamento ambiental prévio recairia sobre a Secretaria de Estado.

Outro projeto em destaque na reunião da CI foi o PL 2.931/2022, apresentado pelo senador Jayme Campos (União-MT), que prioriza investimentos em trechos das rodovias federais com maior incidência de acidentes. O objetivo é direcionar recursos para locais onde há potencial de salvar vidas e reduzir danos materiais.

Ainda na pauta da reunião, foram discutidos temas como a garantia de assentos especiais no transporte público para pessoas com deficiência e obesidade mórbida, mudanças na Política Nacional de Segurança de Barragens, alterações no Plano Nacional de Viação e a gratuidade dos medidores de energia para famílias de baixa renda.

Caso não haja requerimento para que os projetos sejam discutidos em plenário, eles seguirão diretamente para a Câmara dos Deputados, onde serão avaliados e votados. A reunião da CI foi marcada por debates importantes e decisões que impactarão diretamente alguns setores da infraestrutura nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo