Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisará processos de representações polêmicas em reunião agendada para esta quarta-feira

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados terá sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira (27) para analisar processos referentes a duas representações em análise no colegiado. O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentará o relatório relativo à Representação 26/23, em que o Psol acusa o deputado General Girão (PL-RN) de ameaçar agredir fisicamente o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A acusação surgiu durante a votação de um requerimento na Comissão de Relações Exteriores para discutir uma lei que supostamente beneficiaria apenas o salário de altas patentes das Forças Armadas.

Para o Psol, as declarações de Girão são extremamente graves e atentam contra a ordem jurídica e social. Já o deputado Alexandre Leite (União-SP) apresentará seu parecer em relação à Representação 28/23, em que o PT acusa o deputado Abilio Brunini (PL-MT) de ofender palestrantes durante uma audiência na Comissão de Legislação Participativa sobre a guerra entre Israel e a Palestina. O PT também alega que o comportamento de Brunini se repetiu em uma audiência sobre a crise humanitária em Gaza, desta vez na Comissão de Direitos Humanos.

A reunião do Conselho de Ética está marcada para as 11 horas, em local a ser definido. Serão analisados os pareceres preliminares sobre os casos em questão, para que sejam tomadas as devidas providências. A pauta completa da reunião pode ser acessada no site oficial da Câmara dos Deputados.

Diante da gravidade das acusações e da importância dos temas em análise, a expectativa é de que a reunião seja bastante movimentada e com debates acalorados entre os parlamentares envolvidos. Para mais informações e atualizações sobre o desenrolar desses casos, acompanhe a cobertura jornalística sobre o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo