Comissão da Câmara dos Deputados discute ampliação da educação bilíngue para pessoas surdas em audiência pública.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados está preparando uma audiência pública para discutir a ampliação da oferta de educação bilíngue para pessoas surdas. O evento está agendado para esta terça-feira, dia 26 de março, no plenário 13, a partir das 13 horas.

A deputada Amália Barros, do PL-MT, foi a responsável por solicitar a realização da audiência. Ela destaca a importância da inclusão da educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para Barros, essa inclusão demanda uma discussão ampla sobre a expansão desse direito, visando a criação de escolas bilíngues onde a Libras seja a língua principal de instrução, comunicação e interação.

O objetivo principal da audiência é proporcionar um ambiente linguístico adequado para o desenvolvimento integral dos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas. A ideia é garantir que esses indivíduos tenham acesso a uma educação de qualidade, que atenda às suas necessidades específicas.

Durante a audiência, serão abordados diversos temas de relevância para a comunidade surda, como a educação bilíngue de surdos e a equidade, experiências bem-sucedidas de escolas bilíngues em outros países, os desafios enfrentados pela comunidade surda no Brasil no acesso à educação bilíngue, e propostas de políticas públicas e legislações que incentivem a criação de mais escolas bilíngues para surdos.

Esse evento promete ser uma oportunidade crucial para debater questões fundamentais relacionadas à educação das pessoas surdas no Brasil, e para buscar soluções que garantam a sua inclusão e desenvolvimento pleno na sociedade. Vamos acompanhar de perto os desdobramentos dessa audiência e seus impactos na legislação e políticas públicas voltadas para a comunidade surda no país.

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