Senado analisa projeto de Política Nacional de Qualidade do Ar em regime de urgência e proposta de assistência a pessoas com paralisia motora.

Nesta quarta-feira (20), o Plenário do Senado está analisando um projeto de lei que tem como objetivo a criação da Política Nacional de Qualidade do Ar, o PL 3.027/2022. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi responsável por dar parecer favorável à matéria, que tramita em regime de urgência, quando foi votada na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Se aprovado, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Originário da Câmara dos Deputados, o projeto propõe a criação do Sistema Nacional de Gestão da Qualidade do Ar (MonitoAr) e estabelece uma série de instrumentos para garantir a qualidade do ar, como a definição de limites máximos de emissão atmosférica, o monitoramento, a instituição de incentivos fiscais e a criação de planos setoriais de controle da poluição por fontes de emissão.

De acordo com o relator, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a poluição do ar como o maior risco ambiental para a saúde atualmente. Todos os anos, cerca de sete milhões de pessoas morrem em decorrência de problemas respiratórios causados por poluentes. Além disso, mais de 6 milhões de cidadãos acima de 18 anos sofrem com asma.

A proposta prevê que a União, através do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabeleça padrões nacionais de qualidade do ar que integrarão o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar). Já Estados e o Distrito Federal poderão criar regulamentos próprios desde que sejam mais restritivos que os padrões nacionais.

Além disso, o projeto determina que os órgãos e instituições que integram o Sisnama se responsabilizem pela criação de uma Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

Em paralelo, outra pauta em discussão no Senado é um projeto de lei que assegura a assistência a pessoas com paralisia motora decorrente de doenças neuromusculares no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), a matéria recebeu voto favorável do relator, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Outros temas em análise incluem a PEC sobre Drogas e um projeto de lei complementar que propõe um novo modelo de investimento para startups. Todo esse debate reflete a importância do Senado na discussão e aprovação de temas relevantes para a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo