Transferência de 14 detentos de Mossoró para penitenciárias federais: ação do Ministério da Justiça visa enfraquecer líderes do crime organizado.

Na última semana, 14 detentos foram transferidos entre penitenciárias federais do Brasil, saindo do presídio de Mossoró, localizado no Rio Grande do Norte. Essa ação foi divulgada pelo Ministério da Justiça no último sábado, informando que a transferência faz parte de um rodízio periódico organizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

A ação visa enfraquecer líderes do crime organizado, dificultando possíveis articulações dentro das prisões e rompendo possíveis vínculos entre os detentos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais. A movimentação de presos entre as unidades é uma medida preventiva adotada pelo sistema penitenciário para garantir a segurança e o controle dentro dos estabelecimentos.

Essa transferência ocorre em meio à busca pelos dois presos que fugiram do presídio de Mossoró há um mês e ainda não foram recapturados. Durante esse período, os fugitivos mantiveram uma família como refém, foram avistados em diferentes comunidades e agrediram um homem em uma propriedade rural de Baraúna, no Rio Grande do Norte.

A Polícia Federal já realizou prisões de indivíduos com ligação às fugas, indicando uma rede de apoio fora do presídio, possivelmente bancada pela facção criminosa Comando Vermelho. As autoridades continuam investigando a possibilidade de que os fugitivos estejam recebendo ajuda, mesmo após mais de um mês da fuga.

Durante as operações de busca, as forças de segurança enfrentaram desafios, como a suposta demora na ação, problemas de comunicação entre as polícias devido a rádios comunicadores em frequências distintas, além de uma disputa entre as forças de segurança para capturar os fugitivos. Houve relatos de que um helicóptero acompanhou as viaturas, comprometendo a discrição da operação.

Ainda assim, as autoridades seguem empenhadas em capturar os fugitivos e desmantelar possíveis redes de apoio, garantindo a segurança da população e a efetividade do sistema penitenciário no combate ao crime organizado. Nos próximos dias, novas informações podem surgir sobre o desfecho desse caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo