Suspeitas de golpe: Bolsonaro declara não ter medo de julgamento e volta ao Brasil sob risco após período nos EUA.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve envolvido em polêmicas neste último sábado, 16, ao afirmar que não tem medo de qualquer julgamento e que poderia estar em outro país, mas escolheu voltar para o Brasil, mesmo sob risco. A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, na zona oeste da cidade.

Durante o evento, várias personalidades políticas estiveram presentes, como Rogério Andrade e Castor de Andrade, bicheiros conhecidos, entre outros aliados e correligionários do ex-presidente. No entanto, figuras de peso do PL, como Valdemar Costa Neto e o general Walter Braga Netto, não compareceram em respeito a determinações judiciais.

O ato político ocorreu um dia após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirar o sigilo dos depoimentos de militares envolvidos em um suposto plano de golpe de Estado liderado por Bolsonaro e seus comandados. A presença do ex-presidente e seus apoiadores foi marcada por vaias e manifestações.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também discursou no evento, criticando o atual prefeito Eduardo Paes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As investigações sobre o plano de golpe e suspeitas de espionagem ilegal envolvendo Ramagem também foram citadas, representando um desgaste na candidatura do deputado.

Apesar das polêmicas e dos desdobramentos das investigações, o PL decidiu manter a pré-candidatura de Ramagem à Prefeitura do Rio, ressaltando que, por enquanto, as investigações não têm força para barrar a candidatura do deputado. O evento político contou com uma participação abaixo do esperado, levando Bolsonaro a pedir que os seguranças autorizassem a aproximação dos apoiadores.

Em meio a todos esses acontecimentos, o cenário político no Rio de Janeiro se mantém turbulento, com diversas figuras políticas se posicionando e buscando apoio para as eleições municipais que se aproximam. A realidade política atual reflete um momento de intensa polarização e disputa de poder, com reflexos diretos para a sociedade carioca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo