Subcomissão do Bioma Pantanal é instalada no Senado para debater proteção e recuperação do ecossistema em meio a crise de queimadas.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal deu mais um passo importante nesta quarta-feira (13) ao instalar a Subcomissão Permanente do Bioma Pantanal. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi eleito presidente do colegiado, que contará com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como vice-presidente.

Logo em sua primeira reunião, a subcomissão aprovou um requerimento para convidar o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a participar de uma audiência pública, onde ele terá a oportunidade de expor as diretrizes da pasta para a região do Pantanal. A data para tal encontro ainda não foi definida.

O principal objetivo do colegiado é estudar temas relevantes à proteção do bioma, além de propor melhorias na legislação e sugerir políticas públicas que ajudem na preservação do Pantanal. O presidente da subcomissão alertou para os danos causados pelas queimadas e pela seca na região, que em 2020 enfrentou um dos piores períodos de incêndios desde o fim dos anos 1990.

A presidente da CMA, senadora Leila Barros (PDT-DF), ressaltou que a subcomissão será um espaço fundamental para a discussão de políticas voltadas à preservação e recuperação do Pantanal. Composta por quatro membros titulares, a subcomissão também conta com a participação dos senadores Margareth Buzetti (PSD-MT), Jayme Campos (União-MT), Welington Dias e Tereza Cristina. Os suplentes incluem os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Jorge Seif (PL-SC) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Dessa forma, a criação da Subcomissão Permanente do Bioma Pantanal marca um importante passo no sentido de promover a proteção e conservação desse ecossistema único, tão importante para o Brasil e o mundo. Espera-se que as discussões e ações realizadas por esse colegiado resultem em medidas efetivas para a preservação e recuperação do Pantanal, colaborando assim para a manutenção da biodiversidade e da vida na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo