STJD pune Sport Club de Recife com oito jogos de portões fechados após ataque ao ônibus do Fortaleza; clube pode recorrer

O Sport Club de Recife recebeu uma punição significativa nesta terça-feira (12) pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão unânime determinou que o clube jogue oito partidas com portões fechados como resultado do ataque de torcedores rubro-negros ao ônibus da delegação do Fortaleza. Esse incidente ocorreu no dia 22 de fevereiro e resultou em seis jogadores do Fortaleza hospitalizados, incluindo um com traumatismo craniano.

Além da proibição de presença de público nos jogos, o Sport também teve a carga de ingressos como visitante suspensa até cumprir a punição. Além disso, foi aplicada uma multa de R$ 80 mil ao clube, conforme estabelecido no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O relator do processo, o auditor Diogo Maia, fundamentou a decisão levando em consideração a gravidade do ataque, a extensão dos danos causados, os meios utilizados pelos agressores e os antecedentes do clube em casos semelhantes.

Esta não é a primeira vez que o Sport é punido pelo STJD, sendo esta a 12ª condenação do clube no artigo 213 do CBJD, que refere-se à negligência na prevenção e repressão de atos de violência. O episódio em questão ocorreu após a partida entre Sport e Fortaleza, realizada na Arena Pernambuco, pela Copa do Nordeste, que resultou em um empate por 1 a 1.

O presidente do STJD, José Perdiz, já havia determinado anteriormente que o Sport jogasse sem público como visitante em competições nacionais, como medida cautelar após o ataque ao ônibus do Fortaleza. Agora, o clube terá a oportunidade de recorrer da decisão para o Pleno do STJD. A punição visa coibir a violência nos estádios e garantir a segurança de jogadores, dirigentes e torcedores durante as competições esportivas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo