Preservação histórica ou avanço sustentável? ONG britânica tenta salvar gigantes de usina de carvão das demolições no Reino Unido.

A transição energética na Europa tem gerado debates acerca da preservação de construções gigantescas de usinas movidas a carbono, como é o caso da usina de carvão West Burton A, na Inglaterra. Esta usina, que possui oito torres de refrigeração de 90 metros de altura, está marcada para ser demolida em 2028, mas a ONG britânica Twentieth Century Society (TCS) está empenhada em preservá-la como um testemunho da era do carbono.

O diretor de campanhas da TCS, Oli Marshall, compara as torres de resfriamento da usina a megálitos modernistas, descrevendo-as como o “Stonehenge da era do carbono”. Para Marshall, é importante celebrar a transição para fontes de energia mais limpas, mas não se deve deixar de lado a preservação do patrimônio industrial e tecnológico.

A usina de West Burton dominou a paisagem de Nottinghamshire por mais de 60 anos, e, mesmo sendo um local vasto, Marshall defende a preservação de todas as torres de refrigeração. Em 1968, o complexo ganhou um prêmio de arquitetura por sua contribuição excepcional para a cena local.

A TCS acredita que, à medida que a era do carbono chega ao fim e a era sustentável se inicia, é fundamental reter parte do passado para guiar o futuro. Marshall destaca exemplos internacionais de reutilização criativa de estruturas semelhantes, como o parque de diversões Terra das Maravilhas de Kalkar, na Alemanha.

A Twentieth Century Society é uma instituição de caridade que luta pela preservação do patrimônio arquitetônico e de design moderno da Grã-Bretanha. Ao longo dos anos, eles conseguiram salvar diversos edifícios emblemáticos para a nação, demonstrando seu compromisso com a proteção do legado arquitetônico britânico.

Para a TCS, a preservação das torres de refrigeração da usina de West Burton é fundamental para lembrar de onde viemos e orientar o caminho para o futuro. A organização permanece neutra em relação ao estilo arquitetônico, lutando pela proteção de qualquer construção ou obra pública que tenha mérito histórico e arquitetônico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo