Inscrições para o Fies 2024 em universidades privadas vão até sexta-feira; programa oferece mais de 100 mil vagas

Estudantes interessados em cursar graduação em instituições privadas no primeiro semestre de 2024 têm uma oportunidade única: as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas até sexta-feira (15). O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou um edital com 112.168 vagas disponíveis para o programa de financiamento estudantil em universidades particulares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Uma das grandes novidades deste ano é a destinação de 50% das vagas para o Fies Social, que visa beneficiar a população de baixa renda. Os estudantes que se encaixarem nesse perfil precisam estar inscritos no CadÚnico, com uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706). Para esses candidatos, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Outra mudança significativa trazida pelo edital é a possibilidade de escolha de até três opções de cursos por parte dos candidatos, independentemente de pertencerem a diferentes grupos de áreas do conhecimento. Essa flexibilização amplia as opções para os estudantes e facilita a busca por cursos que atendam às suas necessidades e interesses.

O processo seletivo do Fies levará em consideração a classificação das notas obtidas no Enem, a partir da edição de 2010. Os candidatos precisarão alcançar uma média de 450 pontos nas cinco provas do exame, além de obter nota igual ou superior a 400 na redação. A divulgação do resultado da pré-seleção na chamada única está prevista para o dia 21, com prazo para complementação de inscrição de 22 a 26 do mesmo mês.

É importante ressaltar que o programa reserva vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade da federação onde se encontra a instituição. Com critérios claros e transparentes, o Fies busca promover o acesso ao ensino superior e contribuir para a formação acadêmica e profissional de milhares de jovens em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo