Maria do Rosário deseja mais mulheres na Mesa Diretora do Congresso para o próximo ano, revela desafio a ser superado

Nas últimas eleições, as mulheres conquistaram um recorde histórico na representatividade política, porém, ainda são apenas 18% dos deputados federais no Brasil. De acordo com um ranking da União Interparlamentar, que reúne 193 países, o Brasil está na modesta posição de número 146 em participação feminina no Parlamento.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), que ocupa o cargo de 2ª Secretária da Câmara, ressalta a importância de aumentar a presença de mulheres na Mesa Diretora das casas do Congresso, espaços de grande poder na tomada de decisões. Maria do Rosário destaca a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos estratégicos no Legislativo, visando uma representação mais equilibrada e justa.

Uma medida aprovada pela Câmara para garantir a presença feminina nas Mesas Diretoras é a PEC 590/06, que prevê pelo menos uma vaga destinada às mulheres nestes órgãos de poder. Esta proposta ainda aguarda análise pelo Senado, mas representa um avanço na busca por maior equidade de gênero na política.

Outra iniciativa relevante é a PEC 134/15, proposta defendida pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), que reserva um percentual mínimo de representação para mulheres no Poder Legislativo. Esta proposta visa garantir a presença feminina nas decisões políticas ao longo de três legislaturas, com um aumento gradual do percentual de cadeiras ocupadas por mulheres.

Soraya Santos destaca a importância de ter mais mulheres pensando e votando propostas, pois acredita que somente assim será possível promover mudanças significativas na vida da população. Ela ressalta que as mulheres são suprapartidárias e costumam abordar temas como saúde, dignidade humana e assistência social de forma mais abrangente e unida.

Diante da proximidade das eleições municipais, é fundamental ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder. Ainda hoje, as mulheres ocupam uma pequena parcela das vagas de prefeitas e vereadoras, apesar de representarem mais da metade da população brasileira. As eleições municipais deste ano são uma oportunidade para mudar esse cenário e dar voz às mulheres na política local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo