SÃO PAULO – Acupuntura auricular reduz sintomas de depressão em estudo realizado por pesquisadores da USP e Unisul publicado no JAMA Network Open.

Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) trouxe resultados promissores sobre a eficácia da acupuntura auricular no tratamento da depressão. A pesquisa, publicada no periódico JAMA Network Open, revelou que a terapia é segura em pacientes com depressão e foi capaz de reduzir sintomas da doença em 74 participantes.

A depressão é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a prevalência da depressão é uma das mais altas, em torno de 15,5%, e é responsável por 10,3% dos anos de vida perdidos. No entanto, menos da metade das pessoas afetadas recebe o tratamento adequado, o que tem motivado a busca por opções mais acessíveis e não farmacológicas.

Neste contexto, a acupuntura auricular se destaca como uma alternativa promissora. A técnica milenar chinesa utiliza agulhas de preço acessível para estimular nervos do pavilhão auricular e ativar áreas do cérebro ligadas à depressão. O estudo acompanhou 74 pacientes com depressão moderada ou moderadamente grave, submetidos a 12 sessões de 15 minutos cada durante seis semanas.

Os resultados mostraram que a acupuntura auricular específica para depressão foi capaz de recuperar quase 60% dos participantes, com uma taxa semelhante à dos medicamentos. Além disso, a terapia foi bem tolerada pelos pacientes, com a maioria relatando apenas dor leve no local da aplicação da agulha.

Para os pesquisadores e profissionais de saúde, os resultados do estudo são animadores e indicam que a acupuntura auricular pode ser uma opção segura e eficaz no tratamento da depressão. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar esses resultados e investigar a eficácia a longo prazo da terapia.

Diante da epidemia de transtornos de humor, a aceitação da acupuntura auricular como uma prática complementar no tratamento da depressão pode representar uma nova esperança para pacientes que buscam alternativas seguras e eficazes para o manejo da doença. A validação da técnica pelo estudo reforça sua importância no contexto da saúde mental e abre caminho para seu maior reconhecimento e utilização no sistema público de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo