Crescimento de 350% nos casos de covid-19 na região do ABC entre dezembro e fevereiro preocupa autoridades de saúde.

A situação da pandemia de covid-19 no ABC Paulista apresenta números preocupantes, de acordo com dados fornecidos pelas prefeituras da região. Entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, houve um crescimento expressivo de 350% no número de casos registrados na região. Em dezembro, foram contabilizados 498 casos, enquanto em fevereiro esse número saltou para 2.245.

Apesar do aumento significativo de casos, o ritmo de vacinação não acompanhou essa evolução da doença. Foram aplicadas 17.065 doses em dezembro e 18.793 em fevereiro, um incremento de apenas 10,13%. As prefeituras destacam que estão realizando campanhas de imunização, porém, alguns municípios ainda não forneceram dados, como é o caso de Rio Grande da Serra.

A cidade que mais se destacou no aumento de casos foi Diadema, com um crescimento de 908,10%, passando de 74 casos em dezembro para 746 em fevereiro. A vacinação também teve um aumento expressivo nesse município, com 26,73% a mais de doses aplicadas em fevereiro em comparação com dezembro.

Outra cidade que chamou atenção foi Ribeirão Pires, que registrou uma redução no número de casos, de 20 para 12, entre os meses de dezembro e fevereiro. Por outro lado, São Bernardo teve um aumento de 657,5% nos casos e uma redução de 40,14% no número de doses aplicadas em fevereiro.

Na cidade de Santo André, o número de casos também aumentou significativamente, de 170 em dezembro para 291 em fevereiro, representando uma alta de 71,18%. No entanto, houve uma queda de 39,36% na quantidade de doses aplicadas no mesmo período.

Em meio a esse cenário preocupante, é fundamental que a população continue seguindo as medidas de prevenção e que as autoridades intensifiquem as ações de combate à doença. A vacinação é uma das principais estratégias para controlar a disseminação do coronavírus e evitar um colapso no sistema de saúde da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo