SÃO PAULO – Plantão de Denúncias da SJC em parceria com a STM recebe registros de discriminação nesta sexta-feira das 10h às 15h.

Nesta sexta-feira (1), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) realizará um plantão de denúncias para vítimas ou testemunhas de atos discriminatórios. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Zero Discriminação e acontecerá das 10h às 15h em oito unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) na capital paulista, na Estação Tatuapé da CPTM e no Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU. Além disso, uma equipe do programa Cidadania Itinerante estará disponível em uma van em frente à Estação Brás do Metrô.

Para registrar uma denúncia, é necessário informar dados como nome do denunciante, telefone, endereço completo, número de documento, e-mail, descrição detalhada do ocorrido, data, local, nome do ofensor, entre outros. Testemunhas e provas como imagens, vídeos e áudios também podem ser apresentados para fortalecer a acusação.

Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da SJC, Maísa Costa, a denúncia contra a discriminação é essencial para construir uma sociedade mais inclusiva e justa. A Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania é responsável por receber e investigar estas queixas, incluindo casos de discriminação racial, intolerância religiosa, orientação sexual e identidade de gênero, HIV/Aids, e tráfico de pessoas.

O Plantão de Denúncias da SJC é uma ação conjunta entre diversas áreas e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância de combater todas as formas de discriminação. A data do Dia Mundial de Zero Discriminação foi estabelecida pela ONU em 2013 e destaca o direito de todos a uma vida digna e plena.

Se você presenciou ou foi vítima de algum ato discriminatório, compareça a um dos locais indicados no plantão e faça sua denúncia. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo