Projeto de Lei propõe substituição de sinais sonoros em escolas para beneficiar estudantes com autismo, com multa para descumprimento.

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 3602/23, que visa obrigar as escolas de todo o Brasil a substituírem os sinais sonoros utilizados para indicar o início ou fim das aulas por sinais musicais ou visuais mais adequados aos alunos com autismo. A proposta tem como objetivo principal evitar desconfortos aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo um ambiente mais inclusivo e adaptado às suas necessidades.

Segundo o texto do projeto, a música utilizada deve ser suave, agradável e com um volume que não cause desconforto sensorial aos alunos com TEA. As instituições de ensino terão um prazo de 90 dias, após a publicação da lei, para se adequar às novas exigências.

Além disso, o projeto estabelece penalidades em caso de descumprimento da lei. Escolas privadas que não se adequarem à nova norma estarão sujeitas a uma multa inicial de R$ 500, que aumentará para R$ 1 mil por dia de atraso a partir do segundo dia de descumprimento. Após 30 dias, a escola poderá ter seu alvará de funcionamento suspenso. Para as instituições públicas, o descumprimento implicará na abertura de um procedimento administrativo disciplinar (PAD).

O deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), autor do projeto, ressalta a importância da medida, destacando que a hipersensibilidade a estímulos do ambiente é um dos critérios para o diagnóstico do TEA. Ele enfatiza que ruídos do ambiente, como latidos de cachorro ou buzinas de caminhão, podem causar desconforto e pânico em crianças dentro desse espectro. A mudança proposta tem como objetivo evitar qualquer tipo de incômodo e sofrimento a esse grupo de estudantes.

O projeto seguirá para análise das comissões de Educação, de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que seguirá o rito de tramitação conclusivo. A medida busca garantir que as escolas ofereçam um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos os alunos, especialmente aqueles com TEA.

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