Comissão de Assuntos Sociais rejeita projeto que prevê punição para desrespeito à ordem de vacinação contra pandemia.

Na última quarta-feira (28), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) rejeitou o projeto de lei que tinha como objetivo punir aqueles que desrespeitassem a ordem de vacinação estabelecida para combater a pandemia. O PL 11/2021, apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) e em conjunto com o PL 14/2021, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi analisado pela relatora Ana Paula Lobato (PSB-MA) que votou pela prejudicialidade das propostas. O relatório foi lido pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e os textos serão arquivados.

O PL 11/2021 buscava alterar o Programa Nacional de Imunizações (Lei 6.259, de 1975) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), estabelecendo multa de R$ 1,1 mil e detenção de até um ano para quem descumprisse a ordem de vacinação determinada pelo poder público. Além disso, a proposta também previa penalidades para aqueles que permitissem, facilitassem ou aplicassem a vacina em pessoas que não estivessem dentro da ordem de imunização.

Por sua vez, o PL 14/2021 propunha alterações na Lei 13.979, de 2020, que regulamentou as ações de combate à covid-19, com penalidades para os profissionais de saúde que antecipassem a própria imunização ou de terceiros, prevendo pena de dois a seis anos de detenção, além de multa, com agravante para funcionários públicos.

A relatora Ana Paula Lobato argumentou que o Código Penal já possui mecanismos para punir casos de infração na ordem de imunização, tornando as propostas apresentadas desnecessárias diante dos desafios atuais relacionados à não vacinação. No cenário atual, a não imunização tem gerado maiores impactos negativos na saúde pública em comparação ao desrespeito às ordens de vacinação.

Com a decisão da CAS, o projeto que visava punir aqueles que não seguissem a ordem de vacinação foi arquivado, reforçando a importância do cumprimento das diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde para garantir a eficácia das campanhas de imunização contra a covid-19 e outras doenças contagiosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo