SÃO PAULO – Frente Parlamentar contra Tecnologias Racistas debate racismo algorítmico e governança em São Paulo

A Frente Parlamentar contra Tecnologias Racistas retomou suas atividades em um encontro liderado pela vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), que discutiu o tema do racismo algorítmico e governança. Criada pela Resolução nº 19/2023, a Frente tem como objetivo analisar os impactos das tecnologias discriminatórias na população negra de São Paulo e nos cofres públicos municipais.

Durante a reunião, a vereadora destacou a importância de compreender o funcionamento dos algoritmos utilizados nas tecnologias, especialmente em relação ao reconhecimento facial, que pode resultar em erros significativos ao identificar pessoas negras, mulheres lésbicas e trans. Esse debate busca criar políticas públicas coerentes que garantam a responsabilidade das tecnologias.

Especialistas como Thiago Marcílio, mestre em filosofia do direito, ressaltaram que as ferramentas de inteligência artificial podem perpetuar preconceitos, pois aprendem com dados enviesados. A convidada Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi, destacou a importância de debater como as tecnologias afetam e são afetadas pela sociedade, visando popularizar essa discussão.

A fundadora do perfil Maternidade Sapatão, Alessandra Santos de Oliveira, compartilhou como sofre o impacto dos algoritmos em seu trabalho como criadora de conteúdo, evidenciando a discriminação que ocorre no alcance de suas publicações em comparação a perfis de outras mães brancas. Diversos especialistas e ativistas também participaram do encontro de forma virtual, enriquecendo o debate sobre a influência das tecnologias na sociedade.

A reunião da Frente Parlamentar contra Tecnologias Racistas foi marcada por reflexões profundas sobre a importância de regulamentar e fiscalizar o uso de tecnologias discriminatórias, visando proteger a população negra e promover uma sociedade mais justa e igualitária. O vídeo completo do encontro está disponível para visualização, permitindo que mais pessoas se envolvam nessa importante discussão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo