Comissão discute inclusão de cinturões verdes em projetos de expansão urbana para preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

A criação de cinturões verdes nos projetos de ampliação das cidades foi tema de discussão na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Especialistas se reuniram para debater o assunto, que está previsto no projeto de lei (PL) 1.869/2022. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, enfatizou a importância de tornar a execução de áreas verdes uma prioridade nos planos diretores municipais.

Durante a reunião, a representante da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), Andréa Vulcanis, sugeriu que o projeto leve em consideração áreas de transição, para garantir uma integração harmoniosa entre as zonas urbanas e rurais. Por sua vez, o senador Zequinho Marinho (Podemos-PA) levantou a preocupação de que setores agrícolas possam ser impactados com a implementação dos cinturões verdes.

A proposta de criar cinturões verdes nas cidades visa promover a preservação ambiental, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável. Essas áreas verdes podem contribuir para a redução da poluição, o aumento da biodiversidade e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Os debatedores ressaltaram a importância de garantir a participação da sociedade civil na elaboração e implementação dos cinturões verdes. Além disso, enfatizaram a necessidade de um planejamento urbano integrado, que considere não apenas o crescimento econômico, mas também o bem-estar das comunidades e a proteção do meio ambiente.

O projeto de lei em discussão na CDR busca estabelecer diretrizes e incentivos para a criação de cinturões verdes nas cidades brasileiras, visando promover um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado. A expectativa é que as contribuições dos especialistas e dos parlamentares possam enriquecer o texto e garantir que ele atenda às necessidades da população e do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo