1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas em São Paulo busca promover prosperidade econômica e transição justa para a bioeconomia.

Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), São Paulo sediará o 1º Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, promovido por diversas organizações da sociedade civil brasileira. O evento tem como objetivo consolidar a ligação entre prosperidade econômica e uma transição justa e inclusiva.

O fórum acontece antes da reunião do G20 que reunirá ministros de finanças e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo. O Grupo dos 20 representa 85% do PIB global e é responsável por mais de 80% das emissões relacionadas ao setor energético.

Lançado durante a COP28, o Fórum reunirá representantes do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais, academia, sociedade civil, filantropia e organismos multilaterais econômicos e de financiamento. A programação inclui debates sobre o financiamento climático internacional, reindustrialização verde, transição energética e bioeconomia.

Cerca de 600 convidados participarão do evento, abordando modelos financeiros para a transformação ecológica do Brasil, investimentos verdes na Amazônia, soluções baseadas na natureza e bioeconomia como estratégia contra a crise climática. Além disso, serão discutidos os impactos dos pacotes econômicos sustentáveis globais, como o IRA americano e o Green Deal europeu.

Ao final do evento, os organizadores apresentarão recomendações aos líderes do G20. Entre os painelistas confirmados estão Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, embaixador Antônio Ricarte, José Pugas, Mauro O´de Almeida, Natalia Renteria, Txai Suruí, Tatiana Schor, Izabella Teixeira, Sérgio Suchodolski, Denis Minev, Nabil Kadri e Daniel Teixeira.

O fórum é um evento oficial do G20 Social e está sendo organizado pelo Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia. A expectativa é que o evento contribua para o avanço nas discussões sobre finanças climáticas e suas implicações globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo