Temporal no Rio deixa oito mortos e mais de 160 ocorrências: autoridades convocam reunião de emergência com prefeitos da Baixada Fluminense.

Na noite da última quarta-feira (21), um temporal devastador atingiu o estado do Rio de Janeiro, deixando um rastro de destruição e oito vítimas fatais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), mais de 160 ocorrências foram registradas e cerca de 100 vítimas foram resgatadas pela corporação.

Os municípios mais afetados pelo temporal foram Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Na Baixada Fluminense, a Defesa Civil municipal de Japeri confirmou duas mortes: um menino de dois anos e uma mulher de 24 anos, vítimas de desabamentos em locais diferentes.

Em Barra do Piraí, quatro pessoas perderam a vida no Morro do Gama após um deslizamento de terra atingir uma casa de três andares. A tragédia deixou ainda quatro pessoas feridas, que foram resgatadas dos escombros. Já em Nova Iguaçu, dois homens adultos morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

O município de Mendes também não escapou da intensidade do temporal, registrando um deslizamento de terra. Duas pessoas foram resgatadas com vida, porém uma criança de seis anos segue desaparecida, aumentando a angústia e preocupação dos moradores locais.

Diante da gravidade da situação, autoridades do governo federal e do governo do estado se mobilizaram e convocaram uma reunião de emergência com sete prefeitos da Baixada Fluminense. O objetivo do encontro é discutir estratégias para enfrentar as consequências da chuva e garantir a segurança e o apoio às vítimas.

O secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, convocou os prefeitos de Paracambi, Barra do Pirai, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu para participarem da reunião, que acontecerá na Câmara Municipal de Japeri. Além disso, autoridades como o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil e o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde estarão presentes no encontro.

A preocupação com o risco de novos deslizamentos, inundações e a necessidade de assistência às vítimas guiarão as discussões desta reunião, que busca encontrar soluções para minimizar os impactos causados pelo temporal e garantir a segurança da população afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo