Secretário do Ministério da Agricultura mantém otimismo sobre ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, demonstrou otimismo com relação à ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), apesar dos protestos de produtores europeus contrários ao acordo. De acordo com Perosa, nove dos dez itens na pauta que eram entraves para o acordo foram resolvidos, restando apenas a questão do mecanismo de arbitragem a ser tratada.

Segundo o secretário, o embaixador Maurício Lyra, do Ministério das Relações Exteriores, e a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Tatiana Prazeres, estão encarregados de lidar com a questão da arbitragem. Perosa acredita que a maior parte dos países da União Europeia é favorável ao acordo, apesar da resistência de seis a sete países do total de 27.

Ele destacou o interesse da Alemanha, Espanha e Portugal em aderir ao acordo, e afirmou que, após a resolução das questões técnicas, aguardam a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu. O secretário está confiante de que falta apenas um detalhe final para decidir onde será a compensação em caso de problemas, e ressaltou que, após isso, o acordo estará equacionado e poderá ser implementado.

Diante das declarações de Perosa, é possível observar o otimismo por parte do Ministério da Agricultura em relação ao avanço do acordo entre Mercosul e União Europeia, apesar dos obstáculos enfrentados e das opiniões divergentes dentro da UE. A perspectiva é de que a resolução da questão da arbitragem e a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu possam abrir novas oportunidades comerciais para o Mercosul e a União Europeia, fortalecendo as relações internacionais e promovendo o desenvolvimento econômico de ambas as partes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo