SÃO PAULO – Governo de São Paulo entrega 518 moradias para famílias afetadas por deslizamentos no Litoral Norte em cerimônia emocionante.

O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta segunda-feira (19), um conjunto habitacional com 518 moradias no bairro Baleia Verde, em São Sebastião, para famílias que perderam suas casas durante chuvas extremas há um ano. No total, 704 famílias foram beneficiadas, com um investimento total de R$ 260 milhões.

O governador Tarcísio de Freitas enfatizou a importância de seguir em frente e trabalhar para que desastres semelhantes não voltem a acontecer. Ele ressaltou o esforço da Prefeitura de São Sebastião em transformar a região afetada em um bairro. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais, como a primeira-dama estadual, o vice-governador, secretários estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o prefeito de São Sebastião, entre outros.

As moradias foram destinadas prioritariamente às famílias afetadas pelos deslizamentos e cadastradas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) logo após o socorro do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em fevereiro de 2023. A maioria das famílias que receberam as casas no bairro Baleia Verde morava na Vila Sahy, área fortemente afetada pelo desastre. Além disso, o conjunto habitacional contém 30 prédios de quatro pavimentos e 38 casas térreas, incluindo adaptações para pessoas com deficiência.

O Governo do Estado de São Paulo conseguiu concluir a construção das moradias em apenas um ano, estabelecendo um novo marco no atendimento habitacional após desastres naturais no país. Geralmente, conjuntos do mesmo porte seriam entregues em cerca de 36 meses, mas a gestão estadual inovou para superar dificuldades técnicas e propor soluções de desburocratização em São Sebastião.

Além disso, as moradias foram construídas utilizando a tecnologia “wood frame”, que consiste em uma construção pré-fabricada em que os módulos saem prontos da fábrica para montagem no local de instalação. Essa técnica inovadora permitiu um recorde na execução das novas moradias, em comparação a casos de desastres similares no país.

As famílias beneficiadas também receberam auxílio extra para um recomeço digno, incluindo kits de eletrodomésticos, camas, colchões e travesseiros. A ação do Governo de São Paulo para reduzir o déficit habitacional se estende pelo Litoral Norte, com a construção de novos empreendimentos em áreas de risco.

Portanto, a entrega dessas moradias representa um avanço significativo no auxílio às famílias afetadas pelas chuvas extremas no Litoral Norte de São Paulo, demonstrando o compromisso do governo em proporcionar segurança e dignidade para aqueles que perderam suas casas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo