Temporal com raios atinge São Paulo e região metropolitana; CGE alerta para alagamentos e queda de árvores

Um forte temporal com raios atingiu a cidade de São Paulo na tarde deste domingo (18), levando a prefeitura a decretar estado de atenção para alagamentos em toda a capital. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) alertou a população sobre a ocorrência de seis enchentes e 21 quedas de árvores, principalmente na zona oeste da cidade, em bairros como Lapa, Vila Madalena e Pompeia.

Além da capital, outros municípios da região metropolitana, como Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, também foram atingidos pela forte chuva, com possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo.

O CGE orientou a população a evitar transitar por ruas alagadas e a não enfrentar correntezas, além de orientar a manter-se longe da rede elétrica e não se abrigar debaixo de árvores, recomendando casas e prédios como abrigos ideais durante tempestades.

Segundo relatório do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na última quarta-feira (14) o litoral norte do estado de São Paulo e a região do Vale do Paraíba também foram alertados para a ocorrência de temporais, devido à formação de um ciclone subtropical em alto-mar nos últimos dias.

De acordo com o CGE, a previsão para os próximos dias indica a possibilidade de chuvas moderadas e fortes na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), com potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e elevação das cotas de pequenos rios e córregos da capital e região metropolitana.

Os eventos climáticos recentes têm chamado a atenção para a necessidade de ações preventivas e de um planejamento mais efetivo para lidar com as consequências das mudanças climáticas, que tem impactado não apenas São Paulo, mas diversas regiões do país. Medidas de adaptação e mitigação se mostram cada vez mais urgentes diante dos desafios impostos pelas condições meteorológicas extremas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo