Projeto de Lei propõe instalação de sensores em vans escolares para prevenir esquecimento de crianças, após casos trágicos em São Paulo.

Na última sexta-feira, o deputado Coronel Meira (PL-PE) apresentou o Projeto de Lei 6128/23, que propõe a obrigatoriedade da instalação de sensores de som e movimento com alarme em vans escolares. A intenção é que um alerta seja acionado sempre que uma criança for esquecida no interior do veículo. A justificativa para a proposta se baseia em casos recentes de crianças encontradas mortas dentro de vans escolares, como o ocorrido em São Paulo, e em outros casos semelhantes registrados pelo país.

O deputado argumenta que o dispositivo auxiliará os motoristas a não esquecerem nenhuma criança no veículo e, em caso extremo, alertará pessoas próximas para que a criança seja resgatada imediatamente. O PL 6128/23 propõe a alteração do Código de Trânsito Brasileiro e está em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta tramitará pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, o que significa que, se aprovada por ambas as comissões, não precisará passar pelo plenário da Câmara, seguindo diretamente para o Senado.

O deputado não é o único a levantar a questão da segurança das crianças no ambiente escolar. Outros projetos semelhantes têm sido apresentados no congresso, evidenciando a preocupação dos parlamentares com a proteção dos estudantes.

O debate sobre a segurança nas vans escolares é de extrema importância, considerando o papel vital que esses veículos desempenham no transporte de crianças para as escolas. As recentes tragédias que envolvem esquecimento de crianças em vans escolares evidenciam a necessidade de medidas de segurança como as propostas no PL 6128/23.

A proposta apresentada pelo deputado Coronel Meira pode ser um avanço significativo na garantia da segurança das crianças que utilizam vans escolares diariamente. Resta aguardar a tramitação do projeto para acompanharmos o desfecho dessa importante discussão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo