Leilão do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas marca início de uma série de concessões em São Paulo

O Brasil está prestes a fazer história no setor ferroviário com o lançamento do Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. O projeto promete revolucionar o transporte ferroviário do país, com a velocidade média do trem alcançando 95 km/h, percorrendo um trajeto de 101 quilômetros em apenas uma hora. Esta inovação marcará a primeira vez que o Brasil terá um trem de média velocidade em operação.

O leilão do TIC está agendado para o próximo dia 29, e é o pontapé inicial para um conjunto de 13 concessões previstas para este ano em São Paulo. Com um traçado que inclui a cidade de Jundiaí, a nova linha de trem promete revolucionar o transporte entre esses dois importantes polos urbanos do estado.

Com a alta velocidade do TIC, o trajeto entre São Paulo e Campinas será reduzido a apenas 64 minutos, em um trem que poderá levar até 860 passageiros. Além disso, o teto da tarifa foi estipulado em R$ 64 para o trem expresso que fará a ligação sem paradas entre as duas cidades. Esse projeto faz parte de um grande investimento em mobilidade urbana no Estado de São Paulo, cujo montante ultrapassa os R$ 90 bilhões.

A importância do TIC vai muito além do âmbito regional, pois se destaca como um marco nacional. Comparativamente, o trem que liga as cidades de Curitiba a Morretes, no Paraná, percorre seu trajeto a uma velocidade média de 25 km/h em cerca de quatro horas, mostrando a disparidade em relação à velocidade do TIC. Além disso, o TIC segue o padrão internacional de trens intercidades, superando a velocidade média de trajetos conhecidos, como o de Londres a Birmingham, na Inglaterra, e Lisboa a Porto, em Portugal.

O projeto também inclui a implementação do Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas, percorrendo 44 quilômetros em cinco estações. Além disso, está prevista a requalificação da linha 7-rubi da CPTM, entre as estações Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda, totalizando um investimento de R$ 13,5 bilhões. A projeção é que as obras dos três serviços sejam concluídas até 2031, sinalizando um forte compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a expansão e modernização do transporte ferroviário. Esse é um momento histórico para o país e um passo significativo em direção a um sistema ferroviário de qualidade e eficiência.

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