Japão perde lugar no pódio: economia do país agora é a quarta maior do mundo após contração no último trimestre

A economia do Japão sofreu um revés, ficando agora em quarto lugar no ranking das maiores do mundo, atrás da Alemanha. Segundo dados divulgados pelo governo, a economia japonesa encolheu a uma taxa anual de 0,4% no último trimestre de 2023, de acordo com informações do Escritório do Gabinete do Japão sobre o Produto Interno Bruto (PIB) real. Esse resultado coloca o país em recessão técnica, já que é o segundo trimestre consecutivo de contração econômica.

No decorrer de 2023, a economia japonesa apresentou um crescimento de 1,9%, mas foi insuficiente para manter a posição no ranking. Até 2010, o Japão ocupava a segunda posição, mas foi ultrapassado pela China. O PIB nominal do Japão atingiu US$ 4,2 trilhões no ano passado, enquanto o da Alemanha alcançou US$ 4,4 trilhões. Um dos principais fatores que contribuíram para essa queda de posição foi o enfraquecimento do iene japonês, afetando as comparações do PIB nominal que são feitas em dólares.

Além disso, o declínio da população japonesa e o atraso na produtividade e competitividade também influenciaram nesse cenário. Comparativamente, a Índia demonstra um crescimento que provavelmente a levará a ultrapassar o Japão em termos de PIB nominal nos próximos anos. Especialistas apontam para a realidade de um Japão enfraquecido e projetam uma presença menor do país no cenário global. O professor Tetsuji Okazaki, da Universidade de Tóquio, ressalta que o setor automotivo, que antes era um ponto forte do país, foi abalado com o surgimento dos veículos elétricos.

Diante desses dados, as perspectivas para o Japão são consideradas sombrias para as próximas décadas. A economia japonesa, influenciada por empresas de pequeno e médio porte com sólida produtividade, agora terá que enfrentar desafios para recuperar seu posicionamento no ranking global. Este novo cenário também reflete a redução na diferença entre os países desenvolvidos e as nações emergentes, indicando uma mudança nas dinâmicas econômicas internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo