Estatísticas revelam redução de 20% em crimes de rua e aumento de 34% em prisões durante o carnaval no Rio de Janeiro.

O carnaval no estado do Rio de Janeiro foi marcado por mudanças significativas em relação aos crimes de rua, prisões em flagrante, número de menores infratores apreendidos, medidas protetivas para mulheres, operação Lei Seca, campanha de combate à dengue e o impacto no turismo.

Os dados divulgados pelo governo do estado revelam que houve uma redução de 20% nos crimes de rua, como furtos e roubos a pedestres, durante o período do carnaval. No entanto, o número de prisões em flagrante aumentou em 34%, devido ao reforço do efetivo policial, que foi 5% maior do que no carnaval anterior.

O governador Cláudio Castro explicou que o crescimento das prisões está diretamente ligado à presença de um alto contingente policial nas ruas durante as festividades. Além disso, houve um aumento de 32% na quantidade de menores infratores apreendidos, evidenciando a participação de facções criminosas no recrutamento de jovens para prática de delitos.

A atuação das forças de segurança resultou na realização de 423 prisões pela Polícia Militar e 717 pela Polícia Civil. A PM também apreendeu 75 adolescentes e 75 armas de fogo, incluindo sete fuzis, além de recuperar 47 telefones celulares. Destaca-se ainda o uso do monitoramento com reconhecimento facial em locais de grande movimentação de pessoas, resultando na identificação e prisão de sete indivíduos durante os dias de folia.

Em relação às medidas protetivas para mulheres, houve um aumento de 5% nos pedidos durante o carnaval. O governador ressaltou que o aumento na procura por proteção é positivo, pois demonstra que as mulheres estão se sentindo encorajadas a buscar ajuda diante de situações de ameaça por parte de parceiros.

A Operação Lei Seca abordou 4.616 motoristas, resultando na constatação de 936 casos de embriaguez ao volante. Além disso, o sambódromo foi palco de ações de combate à dengue, incluindo a distribuição de repelentes para os foliões.

Por fim, o período de carnaval movimentou a rede hoteleira da capital fluminense, alcançando uma ocupação de 87%. A movimentação financeira gerada pelo turismo durante o carnaval é estimada em cerca de R$ 5,3 bilhões no estado, demonstrando a importância do setor para o desenvolvimento econômico local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo