Apple lança Keyframer, ferramenta de inteligência artificial para criação de animações a partir de imagens estáticas

A gigante da tecnologia, Apple, surpreendeu o mercado ao revelar uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa nesta quarta-feira, 14. Denominada Keyframer, a novidade tem como principal objetivo facilitar o trabalho de designers e animadores, permitindo a criação de animações a partir de imagens estáticas e bidimensionais (2D).

A tecnologia por trás do Keyframer é um modelo amplo de linguagem (LLM, na sigla em inglês), o mesmo utilizado no ChatGPT, Midjourney e outros produtos de IA que têm surgido nos últimos meses. Segundo a empresa, a ferramenta recebe comando por textos para gerar conteúdo em imagem, proporcionando facilidade e agilidade aos usuários.

A Apple também divulgou que a pesquisa por trás da ferramenta foi feita por meio de entrevistas com profissionais de design e engenheiros de animação, os quais elogiaram a eficiência e a velocidade do Keyframer em comparação aos métodos tradicionais de criação de animação. A tecnologia está atualmente em fase de testes na comunidade acadêmica, o que sugere que ainda não está disponível para o grande público.

No entanto, as expectativas são de que a ferramenta seja lançada em breve, especialmente com a chegada do iOS 18, que promete incluir uma versão aprimorada da assistente de voz, Siri. O Keyframer já desperta grande curiosidade e expectativa, principalmente entre os profissionais da área de design e animação.

A capacidade de criar animações a partir de imagens estáticas e bidimensionais usando apenas comandos de texto é uma inovação que pode revolucionar a maneira como os designers e animadores trabalham. Resta aguardar para ver como essa tecnologia será recebida pelo mercado e como ela poderá influenciar a forma como as animações são criadas e produzidas no futuro. Sem dúvida, a Apple continua sua trajetória de inovação e liderança no mercado de tecnologia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo