Carnaval de rua em São Paulo terá mais de 400 blocos com risco de tempestades e raios; saiba como se proteger.

O Carnaval de rua em São Paulo promete agitar a capital paulista com mais de 400 blocos e milhares de foliões por todas as regiões da cidade. No entanto, a alegria da festa pode ser ameaçada pelo perigo das tempestades e raios, que podem trazer riscos para os participantes.

Segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, o feriado de Carnaval será de sol, calor e umidade, condições propícias para as constantes chuvas de fim de tarde na cidade. Os raios representam um perigo real durante as tempestades, com consequências potencialmente perigosas.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 2013 e 2022, 835 pessoas perderam a vida no Brasil devido às descargas elétricas. Além disso, um levantamento do grupo apontou que 43% das mortes por raios no país ocorreram no verão, com o estado de São Paulo liderando as fatalidades.

O Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios, atingido por 78 milhões de descargas atmosféricas por ano. O fenômeno pode ocorrer tanto antes quanto durante o início de uma tempestade, exigindo que os foliões estejam atentos aos sinais de alerta.

O capitão André Elias dos Santos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, alerta para os perigos das tempestades no verão, caracterizadas por ventos intensos, precipitação abundante e raios. Ele enfatiza que a conscientização e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para minimizar danos e garantir a segurança de todos.

Além do risco iminente dos raios, a presença de para-raios no topo dos edifícios pode ajudar a evitar acidentes diretos, mas os efeitos indiretos das descargas atmosféricas, como quedas de fios de energia elétrica, incêndios e energização de postes metálicos, também exigem atenção.

Em 2018, um estudante morreu após ser eletrocutado ao encostar em um poste durante um desfile de Carnaval. A situação ressalta a importância de evitar locais abertos, como praças, campos, avenidas e ruas, durante fortes chuvas com raios e trovões.

Para se proteger dos raios, especialistas recomendam buscar abrigo em lugares seguros, como carros não conversíveis, moradias com proteção contra raios, abrigos subterrâneos e grandes construções com estruturas metálicas. Evitar o uso de telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica e evitar segurar objetos metálicos longos são outras medidas preventivas.

A conscientização e a adoção de medidas preventivas são essenciais para que os foliões possam aproveitar o Carnaval com segurança e tranquilidade, mesmo diante dos perigos representados pelas tempestades e raios. A orientação é fundamental para garantir que todos possam se divertir sem correr riscos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo