SÃO PAULO – “Projeto do Trem Intercidades pode beneficiar mais de 730 mil moradores nas regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas”

O projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte está em fase de tramitação e começou a ser debatido em audiências públicas na terça-feira (6), no Teatro Bento Quirino, em Campinas. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) organizaram os encontros, que são obrigatórios para a emissão do licenciamento ambiental e visam discutir os potenciais impactos do projeto e coletar sugestões da população.

Nessas audiências, que serão transmitidas ao vivo pelo canal da Semil no YouTube e posteriormente gravadas para visualização futura, serão apresentados os detalhes do TIC Eixo Norte, que terá 101 km de extensão entre São Paulo e Campinas, passando por Jundiaí, e atenderá a cerca de 730 mil pessoas por dia. O projeto visa resgatar a rede de trens nessas cidades e aliviar o transporte rodoviário, proporcionando maior segurança e conforto aos usuários.

O investimento total para as intervenções necessárias no projeto está estimado em R$ 13,5 bilhões e será financiado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a empresa vencedora do leilão, previsto para o dia 29 de fevereiro. A expectativa é que as obras das três etapas do projeto sejam concluídas até 2031.

O TIC Eixo Norte será dividido em três etapas: a Segregação do Transporte de Cargas (SNO) entre a Estação Barra Funda (SP) e Jundiaí; o Trem Intermetropolitano (TIM), mais conhecido como “trem parador”; e o próprio TIC, um trem expresso de média velocidade (até 140 km/h) partindo da Barra Funda.

Além disso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) planeja a construção de uma linha exclusiva para transporte de cargas até Jundiaí, liberando espaço para a construção do TIC. Isso resultará na elevação da capacidade de carga e número de viagens, na diminuição dos intervalos nos trens para passageiros, na melhoria da segurança do sistema e na redução do custo de manutenção.

O trem Intermetropolitano, por sua vez, terá 44 km de extensão, ligando Jundiaí e Campinas com paradas em outras cidades, como Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso será feito em 33 minutos, a uma velocidade média de 80 km/h, e os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros cada. A tarifa terá um teto de R$ 15,00 entre Jundiaí e Campinas, com custo variável para outras localidades, de acordo com a distância percorrida.

As melhorias nas 17 estações já existentes da Linha 7 da CPTM entre a Barra Funda e Jundiaí também estão previstas, com um investimento estimado em até R$ 5 bilhões nos próximos anos. O TIC, por sua vez, terá viagens de apenas 1h04 entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas, com trem a cada 15 minutos. A velocidade média será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos, e cada trem poderá levar até 860 passageiros, com tarifa máxima estimada em R$ 64,00.

As próximas audiências para discutir o projeto do TIC Eixo Norte estão agendadas para esta quinta-feira (8) na Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, e para o dia 15 de fevereiro no Teatro Plínio Marcos, em São Paulo. Este é um projeto ambicioso que visa trazer importantes avanços na mobilidade e conectividade entre importantes regiões metropolitanas do estado de São Paulo.

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