Investigação da PF revela que Bolsonaro solicitou mudanças em minuta de decreto para executar golpe de estado no Brasil.

A Polícia Federal (PF) concluiu uma investigação que aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro como responsável por solicitar mudanças na minuta de um decreto que visava executar um golpe de Estado no Brasil. Essa informação consta da decisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou mandados de busca e apreensão e prisão dos envolvidos.

De acordo com a PF, a minuta inicial do decreto previa as prisões dos ministros do STF, Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Após receber o texto, apresentado por Filipe Martins e Amauri Feres Saad, Bolsonaro solicitou mudanças. Na nova versão, permaneceram a prisão de Moraes e a convocação de novas eleições. O advogado Amauri Saad também foi alvo da operação.

A investigação revelou que Bolsonaro recebeu o documento para executar um golpe de Estado, detalhando supostas interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo e determinando a prisão de diversas autoridades, incluindo ministros do STF e o presidente do Senado, além de convocar novas eleições. Posteriormente, foram realizadas alterações a pedido do então presidente, permanecendo a determinação de prisão do ministro Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições.

Segundo a PF, Bolsonaro, após concordar com o novo texto, convocou uma reunião com os comandantes das Forças Armadas para apresentar a minuta e pressioná-los a aderir ao golpe de estado. O encontro foi realizado no Palácio da Alvorada.

Além disso, a polícia identificou que o grupo monitorou Alexandre de Moraes para “executar a pretendida ordem de prisão, em caso de consumação do golpe de estado”, realizando o monitoramento de deslocamentos do ministro entre Brasília e São Paulo. Esse monitoramento demonstra que o grupo criminoso tinha intenções reais de consumar a subversão do regime democrático, procedendo a eventual captura e detenção do Chefe do Poder Judiciário Eleitoral.

Essas revelações são preocupantes e geram um grande impacto na situação política do país. A acusação de um suposto golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro coloca em evidência a instabilidade política que o Brasil enfrenta. A sociedade aguarda os desdobramentos dessas acusações e a resposta das autoridades competentes para lidar com essa crise.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo