Carnaval em São Paulo: Previsão de calor e chuvas rápidas no final da tarde nos próximos dias, alerta CGE.

Carnaval em São Paulo terá calor e pancadas de chuva

O Carnaval em São Paulo promete ser marcado por altas temperaturas e pancadas de chuva típicas do verão, de acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. Segundo o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário, os próximos dias devem ser de calor e umidade, resultando em nuvens de chuva que provocarão pancadas isoladas entre a tarde e o início da noite.

A previsão indica que as temperaturas devem ultrapassar os 30°C durante a tarde, com precipitações pontuais e mal distribuídas e baixo potencial para alagamentos. Nesta quinta-feira (8), o sol deve aparecer entre poucas nuvens desde o amanhecer, favorecendo a elevação das temperaturas, com mínima de 19°C e máxima de 30°C. Pancadas de chuva isoladas são esperadas entre o fim do dia e o começo da noite na região metropolitana.

A previsão para sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11) é de um cenário atmosférico semelhante na capital, com sol e pancadas de chuva isoladas à noite. O CGE alerta sobre a importância do uso de protetor solar e hidratação para os foliões que irão aproveitar os blocos de rua durante o Carnaval.

As chuvas devem continuar na quinta-feira (15) de forma intermitente, com intensidade variando de leve a moderada. Com o afastamento da frente fria, a sexta-feira (16) deve ter mínima de 20°C e máxima de 26°C, com chuva à tarde.

De acordo com o CGE, historicamente fevereiro é o segundo mês mais chuvoso em São Paulo, com 256,5 mm de precipitação total esperada. Até o momento, o acumulado no mês é de apenas 20,8 mm, e as temperaturas seguem ligeiramente abaixo da média histórica do órgão.

A previsão estendida indica a aproximação de uma frente fria na terça-feira (13), que deve provocar chuva mais generalizada a partir do fim da tarde até a noite, amenizando o calor e a sensação de tempo abafado na região. Na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (14), o tempo também deve se manter chuvoso.

É importante ressaltar que, segundo Adilson Nazário, é válido levar capa de chuva e evitar se abrigar embaixo de árvores ou estruturas metálicas durante as chuvas. A previsão do CGE é de pancadas e chuvas mais generalizadas, porém intermitentes, ainda continuando na quinta-feira (15).

Essa previsão é baseada nas simulações mais recentes de previsão do tempo, indicando um Carnaval com altas temperaturas e pancadas de chuva típicas do verão em São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo