SÃO PAULO – “Secretaria de Saúde de SP lança mapa online para localização de pontos de atendimento a vítimas de animais peçonhentos”

A Secretaria de Estado da Saúde implantou uma nova ferramenta online para facilitar a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de picadas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. O Mapa Interativo, desenvolvido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), tem o objetivo de fornecer as informações necessárias para buscar ajuda em emergências, especialmente durante o período quente e chuvoso, quando esse tipo de acidente é mais comum.

No ano de 2023, o Estado de São Paulo registrou 70.800 acidentes notificados com animais peçonhentos e 23 óbitos, sendo 444 acidentes na capital. Os municípios com mais registros foram Araçatuba (7.340 casos), São José do Rio Preto (6.753 casos) e Ribeirão Preto (4.174 casos).

O Mapa Interativo não só facilita a localização dos pontos de distribuição de soro, mas tem como finalidade reduzir o tempo entre o acidente e o tratamento, permitindo que a vítima seja imediatamente levada ao serviço de saúde mais próximo e receba o atendimento adequado em um prazo mais curto.

Segundo a médica veterinária do CVE, Gisele Freitas, alguns fatores como aumento da urbanização, desmatamento, turismo ecológico e alterações climáticas podem estar relacionados ao aumento de casos de picadas de animais peçonhentos. O aumento da oferta de detritos alimentares proporciona um ambiente propício para a proliferação de roedores e baratas, o que por sua vez leva ao aumento do número de serpentes, escorpiões e aranhas convivendo mais de perto com os seres humanos.

Mexer em colmeias, vespeiros e deixar acumular entulhos são situações a serem evitadas como forma de prevenir acidentes com animais peçonhentos, como informa a médica veterinária da Divisão de Zoonoses do CVE. Outras dicas incluem usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem, examinar calçados e roupas antes de usá-las, limpar regularmente móveis, cortinas, cantos de parede, entre outras medidas.

Em caso de acidente com animal peçonhento, lavar o local da picada com água e sabão, levar a vítima imediatamente para o serviço de saúde mais próximo e seguir uma série de recomendações, como evitar a ingestão de bebida alcoólica, querosene ou fumo, não fazer torniquete ou garrote, entre outros cuidados.

A ferramenta já está disponível e pode ser acessada por meio do endereço eletrônico: https://cievs.saude.sp.gov.br/soro/. Além disso, para obter informações sobre como prevenir acidentes envolvendo animais peçonhentos, é possível seguir o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp. As iniciativas têm como objetivo reduzir o número de acidentes e fornecer informações úteis para a população de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo