SÃO PAULO – Trabalho em colaboração com Fatecs vence prêmio da Câmara de Comércio e Indústria dos BRICS pela sustentabilidade na exportação de flores.

Na última sexta-feira (19), um projeto desenvolvido em parceria entre estudantes de Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Itapetininga, Indaiatuba e São Caetano do Sul, juntamente com alunos da Durban University of Technology (DUT), da África do Sul, foi premiado pela Câmara de Comércio e Indústria (CCI) dos BRICS.

A ideia surgiu através do Programa de Projetos Colaborativos Internacionais (PCI), que teve como objetivo analisar as possibilidades de exportação sustentável de flores, levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2022 e chamou atenção pela sua relevância e inovação.

Foi o estudante do sexto semestre da Fatec Itapetininga, João Guilherme Diniz, quem enviou o projeto para a CCI dos BRICS, que é composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outras seis nações convidadas em 2024. Anualmente a CCI promove o BRICS Annual Recognition Awards (BARA), que reconhece projetos que contribuam com o desenvolvimento sustentável dos países membros.

A docente de Política Comercial Externa da Fatec Itapetininga, Paula Granato, expressou sua emoção ao saber que o projeto foi reconhecido e premiado pela CCI. Ela ressaltou que, embora tenha sido desafiador, foi uma experiência valiosa. “Não foi um projeto fácil, sempre tem um certo choque cultural, além da dificuldade natural com o idioma inglês e com as plataformas usadas por estudantes estrangeiros”, afirmou a professora.

A iniciativa foi reconhecida como uma contribuição significativa para geração de parcerias estratégicas entre países dos BRICS, o que culminou na entrega do Prêmio de Excelência da categoria Academia durante a cerimônia que aconteceu em Nova Deli, na Índia. A premiação consagra a importância dos trabalhos interinstitucionais e das parcerias internacionais, além de destacar o potencial dos alunos em contribuir de forma global na geração de tecnologia e conhecimento.

A professora Paula, presente na cerimônia em Nova Deli, revelou a emoção de estar na Índia e agradeceu a oportunidade de vivenciar uma experiência inacreditável. Aprofundando as relações entre colaboradores internacionais, projetos como esse fortalecem o ensino e a pesquisa, promovendo a excelência acadêmica e a inovação na formação dos futuros profissionais.

Esse prêmio coloca em destaque as instituições de ensino envolvidas, bem como reforça o potencial dos projetos internacionais para contribuir com o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico global. Um grande reconhecimento para a Fatec Itapetininga e demais faculdades parceiras, que promovem a disseminação do conhecimento e a colaboração internacional em um mundo cada vez mais conectado e interdependente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo