Tabata Amaral lança pré-candidatura à Prefeitura de SP com apoio de Lula e Tarcísio: “Vou governar com o apoio deles.”

Deputada federal Tabata Amaral lança pré-campanha com apoio de Lula e Tarcísio em busca da Prefeitura de São Paulo

São Paulo – A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) lançou sua pré-campanha nesta quinta-feira, 25, em um evento na Vila Missionária, zona sul de São Paulo. A parlamentar afirmou que, caso eleita, será a única candidata à prefeitura que terá apoio tanto do ex-presidente Lula quanto do governador Tarcísio de Freitas.

Os últimos movimentos na corrida pelo comando da capital paulista mostram que a campanha caminha para a polarização entre Lula, que apoia Guilherme Boulos (PSOL-SP), e o ex-presidente Jair Bolsonaro, que deve estar no palanque do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Tabata Amaral tem como aliado o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e reconhece a importância das alianças com grandes líderes políticos no período eleitoral, mas vê como mais significativa a articulação com outras esferas de governo durante a administração.

“É o único projeto que terá o apoio do Lula e do Tarcísio na gestão. Pode perguntar para eles se não fariam tudo que pudessem para resolver os problemas da cidade”, disse a deputada. “Eu vou governar com o apoio deles. Polarização não tapa buraco nem deixa o ônibus mais rápido.”

O local do lançamento foi escolhido por representar o início da trajetória de Tabata, filha de pais nordestinos que conseguiu bolsas estudantis para escolas particulares até chegar a Harvard e depois entrar na política. A casa foi reformada e ampliada em parte por meio do dinheiro que ela passou a ganhar por uma bolsa que obteve após seu desenho na Olimpíada Brasileira de Matemática. Atualmente, a deputada mora no bairro Itaim Bibi.

Durante o evento, Tabata recebeu o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), e a esposa, Lúcia França (PSB), além do apresentador José Luiz Datena (PSB), pré-candidatos a vereadores e integrantes de sua equipe de campanha. Ela reforçou o convite para que Datena seja vice em sua chapa, mas o apresentador disse que ainda é cedo para tomar uma decisão.

A deputada também lançou um vídeo no aniversário de São Paulo, no qual expõe desigualdades entre as áreas nobres e as periferias da capital paulista. Além disso, Alckmin participou do evento ao lado da esposa, Lu Alckmin, por meio de videoconferência e afirmou que São Paulo precisa de Tabata para construir uma cidade de união e não de desigualdades.

Segundo Márcio França, a zona sul será o foco da eleição, e ele minimizou a fala de Lula, que pediu para que o vice-presidente não esteja em palanques distintos em São Paulo. A estratégia inicial de Tabata será focar nos votos de centro que entende disputar com Nunes e que estão fora da polarização entre petistas e bolsonaristas.

Tabata Amaral afirma que a candidatura dela não é apoiada por nenhum partido neste momento, mas a articulação política dela busca atrair quadros e especialistas isolados que participaram das gestões tucanas tanto na capital como no governo paulista. Nas próximas semanas, ela vai promover um evento para anunciar a equipe de especialistas que cuidarão de cada área e também os grupos de trabalho responsáveis por montar o programa de governo.

A candidata tem como prioridades em termos de políticas públicas: a educação, a mobilidade urbana e a segurança pública. Ela afirma que é preciso envolver o governo federal e o governo estadual para solucionar o problema de Cracolândia, que está relacionado a duas questões: segurança e saúde públicas.

São esses os planos e estratégias da deputada Tabata Amaral em sua corrida para a Prefeitura de São Paulo. Será interessante observar como essa dinâmica se desenvolverá nos próximos meses, até as eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo