Previsão de chuvas fortes no Réveillon em São Paulo e Rio de Janeiro preocupa autoridades e organizadores de festas.

A passagem do ano novo poderá ser marcada por chuva em duas das maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo, a previsão é de chuva no momento das comemorações do Réveillon, com possibilidade de pancadas de chuva de forma fraca na capital paulista.

A propagação de uma área de baixa pressão irá alterar o tempo a partir da tarde deste sábado (30), causando um aumento na nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo. Existe a possibilidade de pontos isolados de maior intensidade, acompanhados de raios e rajadas de vento, o que aumenta o risco de alagamentos em algumas áreas.

Para o domingo (31), os modelos de previsão indicam muita nebulosidade e precipitação moderada, alternando com períodos de melhoria, e essa condição deve persistir durante a noite de Réveillon. Os ventos vindos do oceano vão trazer muita umidade para a capital paulista no domingo à noite, o que pode causar sensação de frio para esta época do ano, especialmente durante a manhã do primeiro dia de 2024.

No Rio de Janeiro, o Centro de Operações Rio informa que a passagem de uma frente fria sobre o oceano deixará o tempo instável na cidade, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhada de raios. As temperaturas irão apresentar declínio acentuado, e os ventos deverão estar moderados a fortes.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva em boa parte do Norte do país, com acumulados maiores do que 60 milímetros em algumas regiões. Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas, que podem superar os 50 mm, enquanto nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há previsão de pancadas de chuvas localmente fortes, ultrapassando os 70 mm. Na Região Sul, são esperados acumulados de chuvas maiores do que 60 mm em algumas áreas.

Portanto, quem está planejando uma celebração ao ar livre para a virada do ano, deve se preparar para a possibilidade de chuva em várias regiões do Brasil. A recomendação é ficar atento às previsões meteorológicas e se programar para um evento mais molhado do que o esperado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo