Reclamações de usuários de planos de saúde aumentam 49,7% nos primeiros dez meses de 2023, aponta ANS

As reclamações de usuários de planos de saúde tiveram um aumento significativo de 49,7% nos primeiros dez meses de 2023, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quarta-feira (27). A agência reguladora informou que o número de reclamações, tanto assistenciais quanto não assistenciais, superou os três anos anteriores em todos os meses do ano, atingindo o maior patamar em agosto, com 36.799 notificações.

A maioria das reclamações, 82,7% delas, são referentes à assistência dos planos de saúde. Isso levou a ANS a calcular o Índice Geral de Reclamações, que aumenta conforme a insatisfação dos usuários. De acordo com a agência, os planos de assistência médica tiveram 55,1 reclamações para cada 100 mil beneficiários. Em comparação, a proporção era de 24,1 em 2020, 30,2 em 2021 e 36,8 em 2022.

No entanto, os planos exclusivamente odontológicos tiveram uma média de 1,3 reclamação para a mesma quantidade de beneficiários nos primeiros 10 meses de 2023, com proporções semelhantes nos anos anteriores.

O Boletim Panorama – Saúde Suplementar da ANS revelou que os planos de saúde tinham 50,9 milhões de usuários de assistência médica e 32,2 milhões de clientes de planos exclusivamente odontológicos em outubro de 2023, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2022. Porém, apenas os planos coletivos empresariais tiveram um crescimento positivo de 3,57%, enquanto os planos individuais registraram uma variação negativa de -1,30%, assim como os coletivos por adesão, com -2,44%.

Além disso, foram divulgados dados pela ANS que mostram que nos últimos cinco anos, das mais de 11 milhões de internações anuais no âmbito do SUS, cerca de 1,6% ocorreram em pacientes cobertos por planos privados de saúde com assistência médica. Já os atendimentos ambulatoriais somaram, em média, 26,6 milhões de procedimentos anuais no SUS, dos quais 4,3% foram identificados como prestados a beneficiários de planos privados. A situação chama a atenção para o impacto dos planos de saúde tanto no sistema público quanto na satisfação dos usuários.

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