Passeio com o cachorro na praia: dicas para aproveitar o verão de forma segura e saudável

Bom dia, leitores. Com a chegada do verão, é comum que as pessoas queiram aproveitar o calor para fazer atividades ao ar livre, e muitas vezes isso inclui levar o cachorro para a praia. No entanto, antes de embarcar nessa aventura, alguns cuidados são necessários para garantir que o animal esteja seguro e confortável durante o passeio.

O primeiro cuidado a se ter em mente é que nem todas as praias permitem a presença de animais, podendo acarretar em multas para os tutores. Por isso, é importante pesquisar se o local escolhido é pet-friendly antes de planejar a viagem.

Antes de viajar, é fundamental consultar um veterinário para garantir que o pet esteja em perfeitas condições de saúde para aproveitar a praia. A exposição ao sol, areia e água salgada pode causar problemas dermatológicos e até mesmo a doença conhecida como dirofilariose, também chamada de verme do coração. No entanto, esta doença pode ser evitada com o medicamento correto, por isso é importante buscar orientação profissional.

Além disso, para garantir o bem-estar do animal durante o passeio, a médica veterinária Carla Berl, fundadora do Pet Care, lista oito dicas importantes. Entre elas, destacam-se: a importância de manter a hidratação do animal, oferecendo água fresca ou gelada com frequência, a utilização de protetor solar em cães com pele clara ou rosada, e a necessidade de manter o animal limpo após o passeio, retirando a areia e o sal do corpo.

Outros cuidados incluem escolher horários adequados para o passeio, que evitem a exposição excessiva ao sol, e garantir a segurança do animal na praia, mantendo-o em locais sob supervisão e em posse de coleira com identificação.

É importante ressaltar que, além de cuidar do bem-estar do animal, os tutores também devem ser conscientes em relação à limpeza da praia, recolhendo as fezes do animal e evitando que ele leve à boca sujeira ou objetos deixados na areia.

Com esses cuidados em mente, é possível aproveitar a praia com o cachorro de forma segura e prazerosa para toda a família. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional e manter a segurança e o conforto do animal em primeiro lugar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo