Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprova redução de intervalo mínimo para contratação de servidores temporários

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 18 de dezembro de 2023, um projeto de lei que propõe a redução do intervalo mínimo entre a contratação de um mesmo servidor temporário por prazo determinado pela administração federal. Atualmente, esse intervalo é de 24 meses, e o projeto busca diminuí-lo para 18 meses.

O relator do projeto, deputado Merlong Solano (PT-PI), recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1145/22, proposto pelo deputado licenciado Paulo Teixeira (PT-SP), que atualmente é ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O projeto de lei altera a Lei de Contratação Temporária de Interesse Público.

Uma emenda foi apresentada por Solano, permitindo a recontratação antes do período de 18 meses, por meio de um processo seletivo simplificado de provas ou de provas e títulos. Segundo o relator, a medida se faz necessária no atual cenário econômico e em decorrência da necessidade de adequação aos limites estabelecidos pelo arcabouço fiscal, tendo em vista a eficiência na utilização dos recursos públicos.

É importante ressaltar que, a tramitação do projeto está em caráter conclusivo e ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Isso significa que o projeto será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, e dispensada a deliberação do Plenário. O projeto perderá o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A aprovação do projeto de lei representa uma possível mudança significativa na contratação de servidores temporários, impactando diretamente a administração federal. A medida pode gerar debates e reflexões sobre a forma como o Estado contrata e utiliza os recursos públicos.

A reportagem do texto foi feita por Janary Júnior, com edição de Rachel Librelon.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo