Metrô de São Paulo assina contrato de concessão para implantação de cobertura de telefonia celular e Wi-Fi em estações e trens

O Metrô de São Paulo está prestes a passar por uma grande melhoria em seu sistema de telecomunicações, o que vai trazer inúmeros benefícios para os cerca de 2,7 milhões de passageiros que utilizam o serviço diariamente. Nesta quarta-feira (13), foi assinado um contrato de concessão com o Consórcio Winity Arion, que terá a responsabilidade de implementar melhorias significativas na transmissão de voz e dados, além de disponibilizar internet Wi-Fi gratuita para os passageiros.

O contrato de concessão tem duração de 30 anos e a empresa terá um prazo de 36 meses para implementar os serviços de cobertura de telefonia e Wi-Fi. A concessão abrange a Infovia-Metronet, uma estrutura de comunicação do Metrô que utiliza cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, interligando as estações do sistema. A concessão vai cobrir as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que juntas atendem a 2,7 milhões de passageiros todos os dias.

A implementação do sinal de telefonia celular e do sistema de Wi-Fi nos trens e estações vai proporcionar uma melhora significativa na experiência dos passageiros. Além disso, a Infovia-Metronet conta com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, o que torna a transmissão mais confiável e estável. Isso significa que os passageiros poderão contar com sinal de telefonia e Wi-Fi mesmo dentro dos trens, o que representa um grande avanço em termos de comodidade e praticidade para os usuários do metrô.

A concessão também vai trazer benefícios financeiros para o Metrô, já que a melhoria da infraestrutura de telecomunicações vai gerar novas receitas para a empresa, além de desonerar parte dos custos de manutenção da rede de fibra óptica. Portanto, além de melhorar a experiência dos passageiros, a concessão também representa um ganho financeiro para o Metrô de São Paulo.

Com isso, espera-se que a implementação dessas melhorias no sistema de telecomunicações do Metrô de São Paulo traga benefícios significativos para os passageiros, tornando suas viagens mais confortáveis, seguras e conectadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo