Senador Izalci Lucas defende aumento de investimentos na educação e implantação de energia solar em escolas para combater evasão escolar.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) fez um pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (6), defendendo a necessidade urgente de aumentar os investimentos na educação como forma de combater a evasão escolar. Ele ressaltou a importância da conectividade nas escolas para melhorar o aprendizado e sugeriu maior integração entre diferentes órgãos do governo para viabilizar a implantação de tecnologias como o acesso à banda larga nas escolas em todo o país. Além disso, o parlamentar destacou a falta de energia elétrica em muitas instituições e propôs a implantação de energia solar como uma solução viável.

Izalci Lucas reconheceu que a implementação da banda larga e da conectividade nas escolas não é uma tarefa fácil, especialmente considerando que quase quatro mil escolas sequer possuem energia elétrica. Nesse sentido, ele ressaltou a importância da energia solar para viabilizar a recepção de equipamentos e computadores, bem como o acesso à conectividade. A preocupação do senador também se estendeu aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mostraram o desempenho inferior dos estudantes brasileiros, principalmente em matemática.

Ao comentar sobre os resultados do Pisa, Izalci Lucas enfatizou que não há surpresas, dada a falta de políticas públicas consistentes na área da educação. Ele questionou como é possível esperar resultados importantes em disciplinas como matemática, português e ciências sem políticas de Estado eficientes em educação. A preocupação do senador reflete a necessidade de uma reformulação das políticas educacionais no país, visando a melhoria do desempenho dos estudantes brasileiros em avaliações internacionais.

A atuação do senador Izalci Lucas demonstra a preocupação com a qualidade da educação no Brasil e a busca por soluções inovadoras e integradas para enfrentar os desafios do setor. Sua defesa pela ampliação dos investimentos na educação e pela implementação de tecnologias nas escolas é um reflexo do compromisso em buscar melhorias significativas no ensino brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo