Força Aérea Brasileira realiza 11º voo de repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza em meio a conflitos no Oriente Médio

Um novo voo para resgatar brasileiros da Faixa de Gaza está previsto para decolar do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (7) em direção ao Egito. A informação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quarta-feira (6). Essa será a 11ª operação de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio, como parte da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) vai decolar da Base Aérea do Galeão (BAGL) transportando cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. O voo direto com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, está previsto para ter uma duração de 15 horas.

O Ministério das Relações Exteriores informou que há uma lista com 102 brasileiros e familiares próximos interessados em serem repatriados da Faixa de Gaza. A solicitação para a saída desse grupo foi apresentada em novembro, mas o governo brasileiro aguarda a autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para iniciar o processo de repatriação.

A operação conta com o apoio da Embaixada em Tel Aviv, e o escritório brasileiro em Ramalá tem transportado integrantes do grupo de diferentes pontos do enclave até Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e familiares próximos. A maioria deles está em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los. Além disso, o ministério informou que tem mantido contato constante com o grupo, oferecendo gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

A primeira leva de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil no dia 13 de novembro. O voo, que saiu do Cairo em direção ao Brasil, trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos, totalizando 32 repatriados, sendo 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

O conflito na região teve início quando, em outubro, o Hamas lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e realizou incursões armadas por terra. Em resposta, Israel bombardeou infraestruturas do Hamas em Gaza e impôs um cerco total ao território. Até o momento, os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados, alimentando um conflito antigo pela disputa de territórios historicamente ocupados por diversos povos.

A operação de repatriação dos brasileiros tem sido uma resposta humanitária diante da grave situação vivida na região, visando garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros e seus familiares próximos. A expectativa é de que, com o apoio do governo brasileiro e das autoridades internacionais, o processo de repatriação prossiga de maneira segura e bem-sucedida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo