Parlamento Jovem Brasileiro reúne estudantes na Câmara dos Deputados para discutir educação e política em evento de três dias.

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a Câmara dos Deputados sediará o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), um programa de educação para a democracia desenvolvido pela instituição. Vinte e sete estudantes, um de cada unidade federativa, participarão de uma série de atividades educativas junto com seus respectivos professores apoiadores.

Durante esses três dias, os estudantes vão se organizar em grupos temáticos para aprofundar os debates sobre suas demandas, preocupações e propostas em relação à temática “A educação que queremos”. Além disso, eles terão a oportunidade de compartilhar experiências sobre a realidade de cada estado e participar de aulas, audiências públicas e observar as atividades da Comissão de Educação.

Uma das atividades mais relevantes durante o evento será a elaboração coletiva da “Carta do PJB 2023” à Câmara dos Deputados, contendo os encaminhamentos considerados essenciais para a melhoria da educação dos jovens. Pela primeira vez, os educadores dos estudantes também participarão da programação, com atividades voltadas para a troca de experiências e oficinas sobre educação para a democracia.

Outros participantes importantes do evento serão os coordenadores estaduais do PJB, representando as secretarias estaduais de educação de cada unidade da federação. O programa, que é dividido em três etapas – local, estadual e nacional – promove experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Os 27 jovens deputados participaram de um processo seletivo que envolveu quase 3.300 inscritos e resultou na elaboração de discursos com propostas sobre o tema “A educação que queremos”. Um dos requisitos para a seleção foi a participação dos estudantes na Jornada de Aprendizagem Cidadã, uma plataforma online de cursos da Câmara dos Deputados que os levou a investigar questões locais a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais.

A seleção dos participantes ocorreu em duas etapas: a primeira foi uma pré-seleção feita pelas secretarias estaduais de educação, com base nos discursos escritos. A segunda etapa foi a avaliação dos discursos gravados em vídeo, realizada por especialistas da Câmara dos Deputados, combinada com a votação dos demais participantes da Jornada de Aprendizagem em cada estado.

Assim, o Parlamento Jovem Brasileiro representa uma oportunidade única para que os estudantes do ensino médio participem ativamente e compreendam o funcionamento do Poder Legislativo, exercendo a cidadania de forma consciente e crítica.

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