Projeto de Lei 4357/23 propõe proibição de desapropriação de terras produtivas para reforma agrária, com objetivo de evitar conflitos sociais.

No dia 23/11/2023, o deputado Rodolfo Nogueira (PL-PE) apresentou o Projeto de Lei 4357/23, que propõe a proibição da desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária. Atualmente, a terra produtiva pode ser desapropriada caso não cumpra sua função social, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o texto em análise na Câmara dos Deputados, a proposta busca alterar a Lei 8.629/93, que trata da disciplina da reforma agrária. Segundo o deputado Nogueira, a decisão do STF pode gerar instabilidade social no campo, uma vez que a desapropriação de terras produtivas pode provocar conflitos entre proprietários e trabalhadores rurais.

A função social da propriedade rural, prevista na Constituição, é cumprida quando a propriedade atende simultaneamente a requisitos como a utilização adequada dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a observância da legislação trabalhista.

A proposta tramitará inicialmente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Isso significa que, se aprovada nessas comissões, a proposta irá direto para o Senado, salvo se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

O projeto de lei traz à tona um debate importante sobre a reforma agrária e o papel das terras produtivas nesse contexto. A discussão sobre a função social da terra e os impactos sociais e econômicos da desapropriação é fundamental para a busca de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do meio rural.

A proposta, apresentada pelo deputado Nogueira, abre espaço para um diálogo amplo e aprofundado sobre a legislação relacionada à reforma agrária e suas implicações para a sociedade rural. A matéria, que está em fase inicial de tramitação, promete gerar discussões e reflexões sobre a questão da desapropriação de terras produtivas e sua relação com a reforma agrária no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo